Nesta segunda-feira (14), o Teatro Inah de Azevedo Mureb, em Cabo Frio, celebrou seu 26º aniversário. Contudo, desde 2017, o espaço não tem sido palco de espetáculos devido a questões estruturais, após longos seis anos de promessas de reformas que, até o momento, não se concretizaram.
De acordo com a Prefeitura, em nota fornecida ao G1, um processo para a licitação está em fase final de levantamento da documentação. A obra da caixa cênica está orçada em R$ 1,2 milhão.
“Paralelo ao processo de licitação da reforma da caixa cênica, a Secretaria Municipal de Cultura está trabalhando na regularização da documentação do prédio do teatro, junto ao Corpo de Bombeiros, para que o mesmo esteja totalmente regularizado, com todas as autorizações e licenças, quando for reaberto”, esclareceu a assessoria.
A gestão municipal alega que o projeto foi aprovado durante o primeiro semestre deste ano pelo Corpo de Bombeiros (CBMERJ), já tendo sido investidos R$ 126 mil referente à obra do Sistema Contra Incêndio e Pânico e distanciamento das poltronas da plateia.
No entanto, a corporação afirmou que “o estabelecimento em questão está em situação irregular junto à corporação. O processo que estava em tramitação foi negado, sendo necessário que a documentação seja reenviada, de acordo com as exigências do CBMERJ”.
Atualmente, o espaço está parcialmente operacional, sendo utilizado para reuniões, ensaios e oficinas na Sala Ângelo Samerson.