A Empresa Pública de Transportes (EPT) rompeu o contrato com a empresa E.J.I. Fiel Turismo, que operava linhas no terceiro distrito da cidade (Inoã), diante das falhas constantes no serviço contratado. Os ônibus, em estado de precariedade, circulavam colocando passageiros e motoristas em perigo. De acordo com a autarquia, 440 mil passageiros são atendidos mensalmente pelas seis linhas ( E20, E21, E22, E23, E24 e E24A ).
Um contrato emergencial foi firmado com a Viação Nossa Senhora do Amparo, que já opera linhas nos 1º, 2º e 4º distritos de Maricá.
Por nota, a autarquia esclareceu sobre o caso: “Considerando o não cumprimento do estabelecido em contrato verificado pela fiscalização da EPT e diante de constantes falhas na prestação do serviço contratado, através de processo com ampla defesa e o contraditório a empresa, foi rescindindo o contrato com a empresa E.J.I. Fiel Turismo. Diante da excepcionalidade e emergência e para que a população de Maricá não tivesse prejuízo no sistema de transporte coletivo de passageiros, em especial no 3º Distrito, através de um processo emergencial, foi contratada empresa com menor valor proposto para execução do serviço de locação de ônibus com o mesmo quantitativo de ônibus e km do contratado anteriormente. Desde já, cabe salientar que já se encontra em trâmite processo licitatório, com previsão de Edital de Licitação para setembro, a contratação ordinária do serviço de locação de ônibus para atender toda a demanda de toda a população de Maricá, tendo em vista o grande aumento populacional da Cidade. A EPT continuará a gerir, executar e fiscalizar o serviço primando pela qualidade do transporte público de passageiros de tarifa zero na cidade que é referência nacional”.