Os pacientes de Macaé que usam prótese auditiva, não precisam mais se deslocar várias vezes por ano ao município de Natividade, na Região Noroeste Fluminense, para fazer a manutenção do aparelho. É que nesta terça-feira (4), a prefeitura inaugurou o Serviço Especializado de Saúde Auditiva (Sesa), na unidade do Centro de Reabilitação Dona Sid Carvalho, que funciona no Dona Alba, no Centro da cidade.
A coordenadora do Dona Sid, Janiane Nunes, explicou que o Sesa dará suporte aos pacientes de todas as idades que usam prótese auditiva. Anteriormente, por meio de parceria, o município transportava os pacientes, várias vezes por ano, para atendimento no programa auditivo no Centro Educacional Nosso Mundo (Cenom), de Natividade, referência em saúde auditiva, que habilitou e capacitou os profissionais do Sesa.
A secretária municipal adjunta de Atenção Básica, Natália Antunes, contou que os pacientes passavam muitas horas na estrada para dar entrada, buscar o aparelho e realizar o acompanhamento. “Com o treinamento, esse acompanhamento, agora, passa a ser realizado em Macaé, evitando que os usuários façam muitas viagens por ano, diminuindo o desgaste físico deles. Além disso, também reduz os gastos públicos com o transporte”, destacou Natália.
A equipe capacitada para o atendimento no Sesa é composta, além de Janiane, pela assistente social Raquel Pinto; e as fonoaudiólogas Karine Kasper e Andressa Oliveira. Por mês, o município atende cerca de 40 pacientes e o tratamento é contínuo, ou seja, por toda a vida.