Você é daqueles motoristas que têm o hábito de reduzir a velocidade somente antes de passar por um radar?
Pois é, só que o novo radar Doppler, em fase de testes nas cidades de São Paulo e Curitiba, promete impedir que condutores consigam dar esse “jeitinho básico” de evitar as multas. É que o sistema utiliza ondas eletromagnéticas e consegue identificar se ele reduziu a velocidade antes de passar pela fiscalização, em uma distância de até 50 metros.
A nova tecnologia ainda está em fase experimental, mas logo deve começar a surgir em mais cidades do Brasil. Diferente dos equipamentos convencionais com sensores no asfalto, o radar Doppler conseguirá perceber se o motorista estava acima da velocidade por meio do efeito Doppler, que é a alteração de uma frequência sonora emitida por uma fonte e como ela é percebida pelo observador quando há movimento relativo. No caso do radar, ao invés de onda sonora, ele será capaz de interpretar a alteração de velocidade do veículo (a fonte emissora) em até 50 metros antes que o veículo passe pelo radar.
Cabe ressaltar que, assim como os equipamentos atuais de fiscalização eletrônica, os novos radares estão sendo projetados para evitar acidentes, com objetivo de fazer com que os motoristas respeitem a velocidade em um trecho maior da via onde se encontra o aparelho. De acordo com informações da prefeitura de Curitiba, os radares instalados na cidade têm obtido bons resultados durante a fiscalizam de velocidade.