A partir da segunda quinzena de junho, as cabines de pedágio da Ponte Rio-Niterói serão substituídas por um pórtico eletrônico que registrará a passagem de cada veículo
A concessionária EcoPonte vai iniciar os testes com cobrança “free flow”, que é um sistema de pagamento automático que não utiliza as tradicionais praças com cancelas localizadas em determinados trechos das rodovias, dispensando também a necessidade de redução de velocidade e a parada para pagamento da tarifa.
Nesta configuração, carros, caminhões, ônibus e motos passam livremente e a identificação dos veículos é realizada através de uma tag de cobrança instalada nos automóveis ou pela placa. Aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o projeto do plano piloto tem o objetivo de verificar a eficiência operacional do meio de pagamento na ponte.
Segundo a Ecoponte, não existe previsão de eliminar a praça de pedágio da rodovia, e a fase de testes pode durar até dois anos. Contudo, a Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR) já opera desde 31 de março com três pórticos eletrônicos instalados da Rodovia Rio-Santos (BR-101), no trecho localizado entre Itaguaí, Mangaratiba e Paraty, no Estado do Rio de Janeiro.
O não pagamento da tarifa acarretará uma infração grave de trânsito, a evasão de pedágio, prevista no artigo 209-A do Código de Trânsito Brasileiro. O valor da multa prevista é de R$ 195,23. A identificação pode ser realizada através de uma tag de cobrança de pedágio instalada no carro, ou pela placa do veículo. Os sensores presentes na estrutura do pórtico são capazes de identificar a altura, largura e comprimento, além da quantidade de eixos rodantes e suspensos.
Foto: EcoPonte