Nesta segunda-feira (1º), foi realizada a visita guiada ao Forte Marechal Hermes, aberta a toda população de Macaé, gratuitamente. A iniciativa, elaborada pela Secretaria Adjunta de Turismo, em parceria da 9ª Bateria de Artilharia Antiaérea, proporcionou aos visitantes um encontro com o passado, além da possibilidade de explorar de perto locais como o monumento do marco inicial da cidade, datado de 1613; a Sala das Honras (Museu do Quartel) até a bateria alta, local onde estão instalados quatro canhões Armstrong de calibre 152mm. E por último, o mirante, com vista para o centro urbano do município. Um sucesso total!
Com duração de cerca de um hora e meia, e guiados pelas profissionais Paloma Rosa e Grazielle Heguedusch, cada ponto das áreas disponibilizadas foi detalhado e os presentes puderam conhecer outros espaços que fazem parte do patrimônio histórico-cultural macaense. As lendas não ficaram de fora, como a existência de túnel que ligaria o Forte ao colégio Castelo e à Igreja de Santana, claro!
Para participar, foi necessário realizar um cadastro devido ao número restrito de vagas disponíveis. De acordo com a Secretaria, somente no primeiro dia de inscrição, mais de mil pessoas enviaram formulário. Com o êxito do projeto, a pasta estuda agora mais formas de integrar moradores, visitantes e turistas aos locais históricos da cidade.
Foto: Ana Chaffin (Prefeitura Municipal de Macaé)