Nesta quinta-feira (20), o apresentador Marcos Mion gravou um vídeo e o publicou em suas redes sociais, condenando as falas de teor capacitista do presidente Lula.
Durante reunião em Brasília com ministros e governadores, Lula associou pessoas diagnosticadas com deficiência intelectual aos ataques que estão sendo registrados em escolas : “A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou que na humanidade deve ter, mais ou menos, 15% de pessoas com algum problema de deficiência mental. Se esse número é verdadeiro e você pega o Brasil com 220 milhões de habitantes e você pegar 15% disso, significa que nós temos quase 30 milhões de pessoas com problema de desiquilíbrio de parafuso”.
Mion, que é muito ativo nas redes sociais, não deixou que a fala passasse desapercebida, corrigindo o presidente: “Essa fala foi considerada capacitista, que é um crime, por especialistas e pelas pessoas das comunidades atingidas. Ela foi manchete de diversas matérias e eu vou tentar explicar aqui. Primeiro, que o termo usado já há muitos anos é deficiência intelectual e não deficiência mental, como o Lula usou. A gente tem que se policiar, a gente tem que aprender, a gente tem que se adequar”, explicou.
Ele afirmou ainda que a fala incentiva outras pessoas a fazerem o mesmo e até mesmo desistirem da luta em prol de pessoas com deficiência intelectual. “Irresponsavelmente a fala dele liga deficientes intelectuais diretamente aos casos de violência que infelizmente a gente vê acontecendo pelo país. É um absurdo! Como pai de autista, eu me sinto atingido”, disparou o apresentador do “Caldeirão com Mion”.
Na legenda do post, ele ainda incentivou os seguidores a compartilharem a informação em suas redes sociais. “Sobre o pronunciamento do @lulaoficial à respeito dos deficientes intelectuais. Espalhe a mensagem no seu stories, ajude a conscientizar”.
Cabe ressaltar que Marcos Mion é pai de Romeo, de 17 anos, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A Lei n°13.977, denominada “Lei Romeo Mion”, foi inspirado no adolescente, que é filho mais velho do apresentador. Ela sancionada em 2020 e estabelece a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA).
Assista ao vídeo no link: https://www.instagram.com/reel/CrTTeK0gNoR/?igshid=YmMyMTA2M2Y=