Nós já falamos sobre ela várias vezes aqui no RJI. Trata-se de Verônica Medeiros, esportista do Bolsa Atleta da Prefeitura de Macaé, agora, campeã no Arnold Classic South America em duas modalidades na arte marcial chamada Sambo.
A competição, realizada na última sexta (14), sábado (15) e domingo (16); aconteceu em São Paulo e reuniu mais de 11 mil atletas e 35 modalidades esportivas. Verônica é patrocinada no esporte Kickboxing e fez questão de elevar a bandeira de Macaé no topo também no Sambo, conquistando duas medalhas de ouro nas modalidades Combat e Esportivo, além de garantir duas vagas para o panamericano, que será na República Dominicana.
Antes, ela ainda participará do Campeonato Brasileiro. A atleta é federada à Federação de Sambo do Estado do Rio de Janeiro (Faserj) e associada à ROFC.
No mês de março, a multiprofissional conquistou cinco medalhas de ouro nas categorias Kick light, Light contact, Musical forms, Creative forms e Point fight. A atleta foi líder nas categorias durante a 7ª Taça Guanabara de Kickboxing. Com 52 anos, nascida no Rio Grande do Norte e residente em Macaé desde 2013 – quando ingressou na Guarda Municipal – Verônica também é cirurgiã-dentista e mãe de quatro filhos.
O Sambo é um esporte de combate desenvolvido e usado pelo Exército Vermelho soviético no início da década de 1920 para melhorar suas habilidades de combate mão-a-mão. O esporte é semelhante em muitos aspectos ao judô e ao jiu jitsu, mas também incorpora diferentes tipos de luta livre e vários sistemas de autodefesa.
O nome “Sambo” deriva da sigla russa SAMozashchita Bez Oruzhiya, que significa literalmente “autodefesa sem armas”. Já o Arnold Classic South America, criado por Arnold Schwarzenegger, é o maior encontro multiesportivo da América do Sul e foi realizado em São Paulo reunindo diferentes modalidades, com competições de Bodybuilding, MMA, Strongman, Artes Marciais, além de novidades como Luta de Travesseiros, Sumô e combate com Sabre de Luz.