Agentes do Comando de Policiamento Ambiental (Cpam) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), resgataram um filhote de uma onça-parda em uma área rural do município de Cambuci.
A ação foi realizada durante todo o sábado (15) e domingo (16), após contato de um morador pelo Programa Linha Verde, o Disque Denúncia do Meio Ambiente. Ele relatou que o animalzinho estava rodeando sua propriedade, na região do distrito de Cruzeiro.
Já no local e com a colaboração do proprietário, a guarnição encontrou a oncinha e conseguiu colocá-la em transporte seguro, com sucesso. Todo procedimento foi registrado na 142ª Delegacia de Polícia Civil (142ªDP) de Cambuci.
O mamífero foi levado para a Área de Soltura de Animais Silvestres (Asas) de Maria Paula, em São Gonçalo. Lá, recebeu atendimento veterinário e medidas necessárias com o suporte ideal.
Cabe ressaltar que o Comando da Polícia Ambiental e Prefeitura de São Gonçalo esclarecem que, o animal ainda não foi encaminhado para Área de Proteção e reintroduzido na Unidade de Conservação porque essa atividade precisa de autorização de outros órgãos ambientais, além de estudos técnicos de veterinários e biólogos, por tratar-se de um filhote.
O Disque Denúncia reforça a solicitação para que a população continue denunciando crimes ambientais em todo o Estado do Rio através dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) ou 2253 1177 (capital), e do WhatsApp (21) 99973 1177, além do APP “Disque Denúncia RJ” disponível para celulares. Por essa modalidade, o denunciante pode enviar fotos e vídeos, com a garantia do anonimato. É possível denunciar também através da página do Linha Verde no Facebook ou pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br). Lembrando que em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.