Na tarde desta sexta-feira (31), Guardas Municipais do Grupamento Especial de Defesa Ambiental de Maricá (Gedam), realizaram o resgate uma cobra da espécie jiboia-constritora, em uma residência na Rua 5, na Morada das Águias, em Itaipuaçu.
Por meio do Centro de Operações de Segurança (Ciosp), os moradores acionaram os agentes que seguiram em diligência ao local, onde se depararam com a serpente de aproximadamente 2,5 metros.
Escondido em um cômodo da casa e já contido pelo próprio dono do imóvel com um cercado, o animal foi capturado, sem ferimentos, e devolvido ao seu habitat natural em uma área de mata no próprio bairro.
A Guarda Municipal orienta toda população para acionar a Parrilha Ambiental por meio dos telefones 153 ou (21) 98609- 1516 (Disque-Seop), que funcionam 24 horas, em caso de flagrante de animais silvestres em área urbana da cidade ou em qualquer situação de risco fora do seu habitat. A recomendação é não tente resgatar, mexer ou afugentar esses animais, para que o resgate seja feito de maneira segura para os bichos, agentes e moradores.
Curiosidade: com nome científico de Boa Contrictor, essa espécie tem seu corpo alongado roliço e ligeiramente comprimido nas laterais, sua cor é camuflada e confunde-se com o ambiente. De médio a grande porte e podendo chegar até 4 metros de comprimento. São animais carnívoros, mas quase não gastam energia, podendo ficar vários dias sem comer e considerados pacíficos, pois não são venenosas e não atacam o homem. As jiboias vivem aproximadamente 20 anos.