Em Macaé, a Coordenadoria de Atenção à Pessoa com Deficiência, em parceria com o Programa de Saúde Mental, realizará o Encontro Alusivo ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo – Desafios e Conquistas.
Destinado aos profissionais de saúde e à comunidade em geral, o evento acontecerá no próximo dia 5 de abril (quarta-feira), no Paço Municipal (sede da prefeitura), das 8h30 às 13h. Ele é gratuito e tem como objetivo, apresentar os serviços que o município oferece na rede de saúde para as pessoas com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Para participar, é necessário se inscrever por meio de um formulário disponibilizado no Portal da Prefeitura: macae.rj.gov.br/
Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril, foi criado no ano de 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), através dos esforços da Organização Mundial de Saúde (OMS) de chamar a atenção para o autismo que afeta a maneira como as pessoas se comunicam e interagem. No Brasil, a data foi instituída só em 2018.
Os seminários e reuniões alusivos à data visam levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o TEA. Além de sintomas e tratamento, é importante o debate entre profissionais e a comunidade sobre o que diz a Lei nº 12.764/2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.
A Coordenadoria é vinculada à Secretaria Municipal de Saúde através da Secretaria Adjunta de Atenção Básica.