Na manhã desta quinta-feira (23), um cachorro-do-mato, espécie selvagem e nativa do Parque Natural Municipal Atalaia, foi atropelado às margens da RJ-162, na Região Serrana de Macaé. Após denúncias de moradores, uma equipe da instituição foi deslocada ao ponto para recolhimento e, posteriormente, encaminhamento ao Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade, Universidade Federal do Rio de Janeiro (Nupem/UFRJ) para taxidermizar, ou seja, empalhamento do animal para uso em estudos científicos.
Ainda pela manhã, uma preá também foi morta por atropelamento no mesmo local. Não é a primeira vez que casos como estes são notificados e têm sido registrados com frequência, principalmente do anoitecer até o amanhecer.
Agentes solicitam que motoristas tenham mais atenção ao trafegar pela via, visto que a fauna da nossa região que sofre com desequilíbrio de espécies e índices de óbito.
Conhecidos como graxaim-do-mato, cachorro-do-mato, raposa, lobinho, lobete, rabo-fofo, guancito, fusquinho ou mata-virgem; é uma espécie de canídeo endêmico da América do Sul. Possuem uma coloração variável em cinza e marrom, além de tons de amarelo. As orelhas são curtas e cauda longa, com pelos tendendo a uma coloração preta.