No domingo (5), a embarcação conhecida como “Caiçara”, virou entre a Ilha do Governador e a Ilha de Paquetá, na Baía de Guanabara, por conta do temporal que atingiu a capital e todo interior do Estado do Rio de Janeiro.
Em um vídeo, realizado por outra embarcação denominada “Lumaria”, é possível notar a tempestade que fez afundar a “Caiçara”. O barco teria passado pela traineira antes do naufrágio.
De acordo com a Defesa Civil e equipes do 19º Grupamento de Bombeiros Militar (19ºGBM), 14 pessoas estavam a bordo, entre crianças, jovens e adultos. Até a última atualização dos órgãos, seis vítimas haviam sido resgatadas com vida.
No fim da noite de domingo, três corpos foram localizados. Outros três, na manhã desta segunda-feira (6). Até o momento, não há a identificação das vítimas fatais.
Os seis tripulantes salvos teriam sido socorridos por um barco civil que passava pela região no momento do acidente. O 19º GBM prestou os primeiros atendimentos às vítimas e as transportou para o píer da Transpetro, na Ilha do Governador.
As vítimas resgatadas são:
Ana Paula de Souza, de 46 anos;
Ana Nilda dos Santos Soares, de 43 anos;
Erick Pereira da Silva, de 38 anos;
Marcos Paulo da Silva Correia, de 45 anos – seria o dono da traineira
Caíque Gomes da Silva, de 10 anos;
Cauã Gomes da Silva, de 14 anos.
Guarda-vidas e mergulhadores fazem buscas pelos desaparecidos, com o apoio de uma lancha, motos aquáticas, botes e um helicóptero. Em nota, a Marinha do Brasil disse que a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro tomou conhecimento “da ocorrência de um emborcamento de uma traineira na altura da Ilha do Governador (RJ).” E que um procedimento interno será instaurado para “apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente”