Um lagarto teiú foi flagrado nadando tranquilamente, na barra da Lagoa de Carapebus, que fica na Restinga de Jurubatiba. O registro foi feito na última quinta-(26).
A Prefeitura, esclareceu que essa espécie é inofensiva, e buscou refúgio na região.
O animal pode chegar até 2 metros no total. Suas cores mesclam tons de preto, amarelo e branco, e suas laterais são preenchidas com bolinhas claras.
Alvo de constante caça, o teiú gigante possui grande importância para a natureza, por ser um animal onívoro, ou seja, come de tudo: insetos, roedores, anfíbios, folhas, frutas e até carniça, sendo responsável pelo controle biológico de organismos que poderiam ameaçar a saúde humana e também por realizar a dispersão de sementes de frutas na natureza, fazendo uma espécie de plantio natural em lugares por onde passa.
Lembrando que, de acordo com a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 é crime contra a fauna matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.