O aplicativo de mensagens instantâneas começou a liberar, nesta quinta-feira (26) no Brasil, o recurso “Comunidades”, que permite organizar vários grupos em estruturas maiores, adicionar e enviar mensagens para até 5 mil pessoas.
Como assim?
Segundo os desenvolvedores, os usuários podem “adicionar até 5 mil membros a um grupo de comunicados”, criando uma espécie de grupão de usuários (ou guarda-chuva) e, dentro dele, separá-los por “assuntos” como escola, membros de congregações religiosa, moradores de um mesmo condomínio ou até mesmo empresas. Assim, os membros poderão receber atualizações enviadas para toda a comunidade e organizar facilmente grupos de discussão menores sobre o que é realmente importante para elas.
Vamos de exemplo: criamos um comunidade da Escola A. Dentro dele teria o grupão Escola A com todos os usuários separados em grupos como Turma do Inglês, Turma da Educação Física, Corpo Docente e etc.
O que será diferente:
- Poderá ser reunido vários grupos do WhatsApp sob um mesmo guarda-chuva;
- Permitirá adicionar até 50 grupos em uma Comunidade;
- A Comunidade pode abrigar até cinco mil pessoas.
Como criar:
- No Android vá em “Mais opções” (três pontinhos). Se você usa iPhone (iOS), toque em “Nova conversa”;
- Toque em “Nova comunidade” (no iPhone, você ainda deve clicar em “Começar”, depois);
- Adicione o nome da comunidade, a descrição e a foto de perfil;
- Toque no ícone de seta verde (no Android) ou em Seguinte (no iPhone) para adicionar grupos existentes ou criar um grupo.
Contudo, por enquanto, nem todo mundo terá acesso ao recurso. A liberação do recurso será gradual. Ainda de acordo com os desenvolvedores, o WhatsApp Comunidades, também conterão ferramentas poderosas para administradores, incluindo mensagens de avisos enviadas a todos e controle sobre quais grupos podem ser incluídos.