Desde a última quinta-feira (25), Campos dos Goytacazes vem sofrendo com as fortes chuvas que atingem todo o país. Contudo, neste domingo (27), praticamente todo município amanheceu debaixo d’água. Nas redes sociais, muitos moradores relataram toda situação e até desespero. O trecho que liga Estrada Itereré a Rio Preto está bloqueado pelas árvores que caíram.
Famílias encontram-se ilhadas e já contabilizam seus prejuízos. Bairros como: Tapera, Parque Aurora, Parque Rosário, Parque Guarus, Centro, Pecuária, Lagoa de Cima, Jardim Carioca e muitos outros, registraram alagamentos. Até Avenida Pelinca, considerada área nobre da cidade, não escapou da situação alarmante.
A Defesa Civil da cidade alerta para a ocorrência de chuvas intensas nos próximos dias e orienta: “Trajetos com alagamentos em função da elevada precipitação pluviométrica em poucas horas, como na descida da ponte Leonel Brizola, na Beira Valão, devem ser evitados. As cabeceiras da ponte foram interditadas, esta manhã, pela Guarda Civil Municipal, mas a orientação é que, em ocorrência de chuvas fortes, as pessoas evitem sair de casa e, em caso de necessidade de deslocamento, que motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres não trafeguem por vias alagadas.”
A partir deste domingo (27) até a quinta-feira (1º), a probabilidade é de 90% de chuva, com previsão de 16 mm já nesta segunda-feira (28); 26mm na terça (29); 24 mm na quarta (30) e 13 mm na quinta-feira (1º).
Em nota, divulgada em site oficial, a Prefeitura Municipal, por meio da Defesa Civil informou “que tem feito um trabalho preventivo, com limpeza de valas e canais. Em parceria com a Associação Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan), os canais que drenam a água da área urbana para a foz e que receberam os serviços foram os de Tócos, Cambaíba, Coqueiros e Santo Antônio. Valas de drenagem foram limpas nos bairros Novo Jockey, Tapera 1, Custodópolis, Parque Rio Branco, Parque Santa Clara e Imperial.”