As chamas tiveram início na quinta-feira (10), próximo a Estrada do Guriri, na altura do Condomínio dos Pássaros, e se alastrou rapidamente para a vegetação nas Dunas do Peró e residências. Pela extensão e velocidade de combustão, as chamas só foram controladas no sábado (12). O local é uma área de Proteção Ambiental Estadual do Pau Brasil (APA Pau Brasil), Reserva da Biosfera de Mata Atlântica, de acordo com decreto da UNESCO no ano de 1992.
Para conter a queimada, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) contou com o apoio do Corpo de Bombeiros municipal e também de combatentes de Búzios, além da Defesa Civil e da Guarda Civil. Ao todo, três caminhões, além de aproximadamente 40 pessoas, trabalhando para conter a queimada. Aeronaves também auxiliaram no lançamento de água pelo alto.
A fumaça foi vista de outros bairros como Gamboa e Jardim Esperança. Em três dias, a queimada consumiu cerca de cerca de 120 hectares de vegetação nativa. Ainda não há informações sobre como o incêndio começou, entretanto, ativistas ambientais e moradores afirmam que pode sido de origem criminosa, já que a área passa por uma grande especulação imobiliária e até cotada para a construção de um resort de luxo.
Vídeo: Bruno De Bonis