O artista urbano macaense Marlon Muk finalizou a grafitagem das últimas peças do avião do metaverso, parte integrante do Circuito Turístico de Ipiabas, em Barra do Piraí. A informação foi divulgada pelo próprio artista em suas redes sociais. Muk liderou uma equipe de 13 profissionais para atender a demanda, desde o dia 10 de outubro.
“Chegamos ao final das pinturas feitas no 1º Avião Metaverso do Mundo. Agradeço a todos que participaram deste projeto fantástico, vocês deram um show para o Turismo de nosso país. A minha equipe que deu show de agilidade e competência como sempre, e digo batemos o recorde em tratar e fazer arte num Boeing 727, em 25 dias e algumas madrugadas”, comemorou.
Como uma ideia inovadora, a colocação do Boing 727 está inserida no “corredor turístico” de Ipiabas. Dentro dele, a Prefeitura de Barra do Piraí, pela Secretaria de Turismo e Cultura, pretende implementar o equipamento de realidade virtual, hoje com o nome de metaverso. A ideia é levar os turistas a viajar por cartões postais de todo o mundo, bem como conhecer as belezas naturais e atrativos do distrito barrense. No interior, ainda será possível que outras iniciativas – com características modernas – também sejam acrescentadas.
Dentre as obras mundiais executadas e apontadas por Marlon Muk como as suas preferidas, estão a indígena em Pádova, na Itália, e um autorretrato pintado no Peru. No país europeu, conforme disse, ele fez um desenho de uma indígena, em três dias, num mural. O cocar da nativa, formava a bandeira do Brasil. Já na nação latina, ele pintou o seu rosto, e, sobre a cabeça, uma coroa do povo Inca, que foi muito noticiado na época, pela mídia local.
“Participo de artes urbanas por todo o mundo. No Brasil, em Joinville, para a igreja Adventista pintei margaridas gigantes, feitas numa parede muito grande. E tive o prazer de fazer o maior mural, na Zona Sul, no bairro Olaria, na capital, com 4 mil metros. Mas, para mim, uma das mais importantes obras é este avião, bem diferente de muito do que ele já fiz”, disse o artista Marlon Muk.