Uma decisão do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), Des. Elton Martinez Carvalho Leme, nesse domingo (13), garante a permanência de Alexandre Martins (REP) como prefeito de Armação de Búzios.
O órgão aceitou o recurso especial com efeitos suspensivos da condenação sofrida pelo prefeito, no próprio TRE. Na prática, a decisão mantém Alexandre como prefeito até que o caso seja julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Pelas redes sociais, o prefeito comemorou. “Domingo azedo para quem estava torcendo contra o prefeito Alexandre Martins. Vamos em frente, meu amigo”.
Em setembro, o Colegiado do TRE confirmou a cassação do mandato de Alexandre, por abuso do poder econômico nas eleições de 2020. Na ocasião, a Corte entendeu que o prefeito beneficiou-se de suposta compra de votos, realizada na data do pleito, em 15 de novembro de 2020.
Na época, foram apreendidos R$ 6,2 mil em espécie e material de propaganda do então candidato Alexandre Martins. A quantia e o material de campanha foram encontrados no veículo do coordenador da campanha da chapa majoritária do partido Republicanos, Anderson Neves Machado.
Além de uma anotação de gastos com pagamento de colaboradores e eventuais benefícios a eleitores, como cesta básica, limpeza de fossa, além de lista com descrição do que seria o destino do dinheiro, inclusive com a anotação “boca de urna”.